segunda-feira, 25 de julho de 2016

Pesquisas acadêmicas com Dados Abertos da Câmara dos Deputados


Contribuições de pesquisadores para pesquisa sobre Dados Abertos da Câmara dos Deputados


RADAR PARLAMENTAR


"Nós utilizamos os dados abertos da Câmara dos Deputados. Realizamos pesquisas através dos WebServices, para obter os dados de todas as votações, afim de alimentar estes dados ao nosso algoritmo de análise. O resultado é um gráfico de bolhas que reflete as diferenças e similaridades entre partidos ou entre deputados de forma visual. Também realizamos análises de gênero e de temática por partidos."


QUEM ME REPRESENTA

"Saiba quais deputados se parecem com você de acordo com as votações da câmara. Dê sua opinião nos temas listados e os deputados serão ordenados pela semelhança com a sua opinião dada. Você pode também selecionar seu estado ou filtrar pelo nome."


CENTRO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS

"Os pesquisadores do CEL utilizam frequentemente os dados abertos da Câmara dos Deputados como fonte de informação. O acesso se dá, sobretudo, para a construção de bancos de dados que envolvem uma quantidade grande de informações relativas a proposições, comissões, votações, etc. Um exemplo de utilização recente foi a criação de um banco com todas as votações nominais no período de 1994 a 2015. A coleta das informações é feita com o software R, através da técnica de webscraping."


NÚCLEO DE ESTUDOS COMPARADOS E INTERNACIONAIS

"O uso dos dados é acadêmico, sou professora do Departamento de Ciência Política da UNICAMP, e trabalho desde a iniciação científica, a cerca de 15, na área de estudos legislativos.
Meu foco principal hoje é entender o funcionamento da coalizão. Para isso me valho da produção legislativa e dados de votação nominal. Essa informação é complementada com dados referente a emendas parlamentares as proposições, bem como com informações relativa a relatoria dos projetos e seus respectivos pareceres.
No site é possível ver parte do trabalho que executamos com o acesso aos dados. http://neci.fflch.usp.br/"

bRasilLegis

Sobre usar os dados abertos da Câmara: eu e uma pesquisadora com quem trabalho, desenvolvemos um pacote de R para obter bases de dados diretamente do Web Service da Câmara, sem raspar o html do portal. O objetivo do pacote é essencialmente ser usado para pesquisa em Estudos Legislativo por pesquisadores em Ciência Política.

https://github.com/leobarone/bRasilLegis

DOUTORANDO ICMC-USP

"Eu utilizo os discursos dos deputados. No meu doutorado estou desenvolvendo um algoritmo capaz de extrair os tópicos (assuntos) automaticamente de uma grande coleção de documentos textuais. Infelizmente o sistema que foi desenvolvido no hackathon não está mais no ar. Agora apenas faço experimentos para avaliar medidas de qualidade dos tópicos."

DOUTORANDO - USP

Sou um dos criadores do projeto Retórica Parlamentar. Minha tese de doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo versa sobre os temas mais enfatizados pelos Deputados Federais em seus pronunciamentos. O campo de análise automatizada de discursos é extremamente frutífero para a ciência política, sendo hoje uma fronteira na área. A tese está em estágio final de conclusão e seus resultados serão amplamente divulgados.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Universidade Federal da Paraíba

"Dissertação de mestrado onde desenvolvo um modelo estatístico para detectar quando um
deputado(a) está mudando de posicionamento (governo/oposição) a partir de seu padrão de
votações. Está disponível em:"

https://www.academia.edu/16743476/Um_modelo_para_a_detec%C3%A7%C3%A3o_das_mudan%C3%A7as_de_posicionamento_dos_deputados_federais

PESQUISA - CIDADANIA EM REDE NO BRASIL

Pesquisa "cidadania em rede no Brasil: aplicativos, serviços e práticas colaborativas online
voltados ao social e à qualidade de vida".
Realizamos levantamento estudo e análise de aplicativos, produtos e serviços para plataformas digitais voltados ao social e à melhoria da qualidade de vida na cidade e à prática do indivíduo como agente de ações de cidadania. Incluídas no escopo da pesquisa estão plataformas de colaboração, cocriação e redes sociais voltadas ao cidadão e à cidade. Ao longo do período, o mapeamento abrangeu mais de 80 ações, serviços e aplicativos, entre os quais Social Câmara - Vereadores.org - Inspetor de interesses - Queremos saber - Hortelões Urbanos - Projeto Camarú – MyFunCity -Dados abertos - Olho Vivo - Smaps - Weather Share - Radar Parlamentar - BusOn - PlantNet - MovelBus - Missing Children - Desaparecidos.gov - Find People - Colab - Cidadera - - Operação Chuva de Verão - Nossa Água SP - Chega de Fiu-Fiu A pesquisa tem por foco iniciativas individuais, de startups e de associações entre coletivos, iniciativa privada, gestores públicos voltadas a problemas na cidade e região metropolitana de São Paulo, mas iniciativas em outros países e ou cidades são investigadas igualmente para estudos comparativos e análise de modelos. Observamos que muito é feito para uso dos cidadãos e pela pressão de leis. Há um forte movimento emergindo por iniciativas de órgãos públicos e e-Government.
Em nosso estudo notamos fatores motivacionais como: a) acesso a e transparência de dados do governo; b) rastreamento e monitoramento; c) comunicação e compartilhamento de informação; d) ações de conscientização, de alerta e de denúncia para a melhoria da cidade e das condições de vida do cidadão. Muitas vezes as ações são conjugadas entre setor público e desenvolvedores e conta com interação e colaboração de usuários e cidadãos.
A análise inicial se deu a partir de metodologia utilizada para testes de usabilidade e qualidade de experiência de interfaces e de interação do campo do design. Ao longo do período, notou-se que ações sem tecnologias digitais, aspectos motivacionais e de sociabilidade também eram determinantes na análise. Isso levou a estudos e adoção de métodos de campos como sociologia e psicologia que foram incluídas de imediato no projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário